Coopérnico junta-se ao “Não ao Furo!” e investe em produção solar no Algarve

A Coopérnico marcará presença no próximo dia 8 de setembro, às 17 horas, em Lisboa, Porto e Faro na Marcha Mundial do Clima sob o lema “Parar o petróleo! Pelo clima, justiça e emprego!”. Ao mesmo tempo a Coopérnico anuncia o seu 4º projeto de produção solar no Algarve!

2022-10-22
A transição energética, justa e democrática é o mote da Coopérnico, que diariamente trabalha para que esta transição seja uma realidade cada vez mais próxima. A produção de energia renovável em Portugal está a crescer e a Coopérnico acredita que a energia fotovoltaica descentralizada pode ter um papel muito mais preponderante do que teve até agora. Não queremos novos projetos de exploração de combustíveis fósseis. A eletrificação renovável e a eficiência energética são o caminho. Esta mudança de paradigma é fundamental se queremos combater as alterações climáticas e as consequências que já todos sentimos.

O Algarve é por excelência o melhor local para a aposta na produção de energia fotovoltaica. E é isso que a Coopérnico está a fazer: a 2 de outubro iremos arrancar com a nossa quarta central fotovoltaica no Algarve! Este projeto é em Tavira e em parceria com o Centro Social e Paroquial de Santa Maria.

Com este novo projeto de energia fotovoltaica os membros da Coopérnico contribuirão com 217.500 euros em investimento na soberania energética, que produz o equivalente ao consumo anual de 100 famílias e evita a emissão de mais de 200 toneladas de dióxido de carbono por ano.  

Sobre a Coopérnico
A Coopérnico tem por missão envolver os cidadãos, empresas e diferentes entidades na criação de um novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente.  A primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis defende um modelo energético renovável, justo e responsável que contribua para um futuro social, ambiental e energeticamente sustentável.  

A Coopérnico conta hoje com 1112 membros com vontade de construírem uma empresa social dentro do setor energético, que aposta na transição energética e na transparência. No total, a produção da Coopérnico equivale ao consumo de mais de 650 famílias e evita a emissão de 1100 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano!