Energia Limpa para as Ilhas da União Europeia

O projecto Clean Energy for EU Islands nasceu do reconhecimento por parte da Comissão Europeia de que as ilhas e regiões insulares enfrentam um conjunto particular de desafios e oportunidades de energia devido às suas condições geográficas e climáticas específicas.  As oportunidades têm o potencial de tornar as comunidades insulares da Europa líderes em inovação na transição de energia limpa para a Europa e além - um facto que a Comissão Europeia reconheceu explicitamente na sua Comunicação "Energia limpa para todos os europeus", reafirmando o seu compromisso de garantir que as preocupações energéticas dos habitantes da ilha estão na vanguarda da transição energética e  dos desenvolvimentos de políticas relacionadas com essa matéria. 

2022-10-22
Em cooperação com o Parlamento Europeu, em 2018, a Comissão criou um secretariado para cumprir os objetivos da Iniciativa Energia Limpa para as Ilhas da UE. O Secretariado actua como uma plataforma de intercâmbio de boas práticas para as partes interessadas das ilhas e fornece serviços dedicados de capacitação e consultoria.   
Neste contexto, o Secretariado intercedeu junto da Coopérnico para que possamos ajudar na coordenação das actividades desenvolvidas neste projecto em Portugal. A Coopérnico é a primeira cooperativa portuguesa de energias renováveis e que tem vindo a desenvolver trabalho no sentido de fomentar a transição energética através da capacitação de cidadãos e outras organizações da sociedade civil. Ao trabalhar com o Secretariado neste projecto, a Coopérnico espera poder facilitar a mudança que beneficie todos os membros das comunidades insulares, através de uma colaboração equilibrada entre as partes interessadas quer sejam públicas ou privadas, trabalhando com todos os actores da sociedade - cidadãos, autoridades locais, empresas locais e instituições académicas - para que possam, de forma conjunta, alcançar a transição energética nas suas ilhas.

Mais informações: www.euislands.eu