Comunidades de Energia: Um Guia Prático

"Comunidades de Energia: Um guia prático" pretende ser um manual de referência, repleto de instruções, dicas práticas e recursos para cada cidadão poder começar uma comunidade de energia e participar na revolução renovável europeia, liderada pelas comunidades locais.

O manual "The Community Energy Guidebook", da autoria de Friends of the Earth, Rescoop.eu e Energy Cities, foi traduzido para português pela Coopérnico. Descarregue aqui.

2022-10-28
“Comunidade de Energia” é um conceito fundamental para uma economia descarbonizada e um passo crucial no combate às alterações climáticas. Para além disso, e ao contrário do que se possa pensar, vai muito para além de turbinas eólicas e painéis solares: para além de uma solução técnica, as Comunidades de Energia são também uma solução social que pode contribuir para um novo equilíbrio entre as economias locais e a economia global.

Assim, podem aproximar rural e urbano, norte e sul, e ainda mitigar a desigualdade social, ao capacitar a população local. As Comunidades de Energia fomentam a democracia energética e uma economia e sociedade assentes na cooperação em vez da competição, respeitando os limites da Terra.

Com este Manual, a Coopérnico pretende apoiar todos os nossos membros e cidadãos a começarem uma Comunidade de Energia e a juntarem-se a todos os que já lideram a transição energética na sua comunidade.

Faça download do manual.

Recursos adicionais:
- O manual está disponível neste link em inglês, espanhol e noutras línguas.
- Sumário sobre o papel dos municípios disponível em inglês neste link.