Lembrete: informação sobre AG no próximo sábado

Leia as informações práticas sobre a AG e clarificação sobre carta enviada aos cooperantes a 30/9/2021. 

2022-10-22
A próxima Assembleia Geral da Coopérnico decorrerá no próximo dia 4 de dezembro de 2021, a partir das 9h30, presencial na Rua da Horta Seca, 20, em Lisboa (Casa da Imprensa).

Com a entrada do país em estado de calamidade, a partir do próximo dia 1 de dezembro e seguindo as medidas decretadas pelo Governo, pedimos a todos os cooperantes que compareçam no Auditório da Casa da Imprensa, para a Assembleia Geral, que se façam acompanhar pelo respetivo Certificado digital de vacinação ou Teste negativo (realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação).

Consulte aqui os documentos (só disponível para membros).

A Assembleia Geral também será transmitida online. Esta transmissão online será apenas para possibilitar aos membros que não se podem deslocar poderem acompanhar os trabalhos, mas não dará a possibilidade de participar na Assembleia Geral. Para assistir online deverá ser membro e inscrever-se aqui.

Queremos aproveitar esta oportunidade para corrigir parte da informação passada na nossa carta, a propósito da adoção das medidas de alteração de tarifários que tomámos, e no que diz respeito ao ponto que abaixo transcrevemos:

“2) Mudar o contrato para o Comercializador de Último Recurso (CUR): para mitigar o impacto desta subida o Governo, com o apoio do Regulador, anunciou que irá subsidiar as tarifas do Comercializador de Último Recurso (CUR) para manter artificialmente os preços da energia a níveis próximos do que se verificou em 2021, permitindo que tenha ofertas de preço inferiores aos restantes concorrentes comerciais. Essa tarifa - efetivamente subsidiada - não pode ser oferecida pela nossa cooperativa, uma vez que não é suficiente sequer para cobrir os custos da compra de energia em mercado.”

De facto, por lapso (ou emoção), é anunciada uma subsidiação das tarifas praticadas pelo Comercializador de Último Recurso, o que não corresponde à realidade. O que se pretendia dizer, e dividindo em dois momentos no tempo, era que:

1. A atualização de preço efetuada pelo regulador à tarifa do Comercializador de Último Recurso em setembro 2021 (com efeitos a 1 Outubro), correspondente a um aumento de 0,5 cents/kWh, não reflete o real aumento do custo da eletricidade no mercado diário. Nesse sentido, a aplicação desse aumento aos nossos clientes corresponderia à venda de eletricidade significativamente abaixo do preço total de compra pela Coopérnico.

2. As medidas anunciadas para 2022 serão aplicadas a todos os comercializadores e dizem respeito à cobertura de uma parte significativa dos custos de acesso às redes, recorrendo a receitas provenientes da Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético ou do Fundo Ambiental. 

Contamos com a participação de todos na próxima AG!