A Coopérnico faz 9 anos. Que venham muitos mais!


2022-11-15

De 16 cidadãos que tinham em comum querer investir pequenas quantias de dinheiro em energias renováveis para descarbonizar Portugal e alargar a outros cidadãos a possibilidade de investir em renováveis, passámos em 9 anos a mais de 2500 membros, 2 MW de potência instalada e 24 GWh de energia comercializada. Mas queremos muito mais!

A Coopérnico é a primeira cooperativa de energias renováveis portuguesa e até hoje somos a única empresa que produz energia renovável e que partilha os seus resultados com os cidadãos que nela investem.     

Temos 2 milhões de euros investidos por cidadãos em mais de 2 MW de energia solar fotovoltaica em 33 centrais fotovoltaicas e, por isso, dizemos que os nossos membros são donos da sua energia. Produzimos energia renovável equivalente ao consumo de 900 famílias portuguesas. Mas queremos muito mais!

Somos a primeira empresa comercializadora de eletricidade sem fins lucrativos e de gestão democrática, como cooperativa que somos, em mercado liberalizado. Apesar de todas as barreiras e versidades, construímos uma comercializadora de energia sem fins lucrativos em Portugal. Fornecemos energia elétrica 100% verde a mais de 750 famílias e empresas (quase 3000 antes da crise energética). Sabemos que é muito difícil, mas queremos muito mais!

Ajudamosos os nossos membros a construírem Comunidades de Energia com os seus vizinhos, amigos e nos seus bairros. Quando começámos, o conceito quase não existia e muito contribuímos para hoje estarmos mais próximos dessa visão: comunidades onde os cidadãos se juntam, discutem e constroem com as suas mãos, investem, partilham e utiilizam sua própria energia. Mas queremos muito mais!

Fazemos parte um movimento europeu de mais de 2000 comunidades de energia e de mais de um milhão e meio de cidadãos que sabe que a transição energética é mais do que trocar energia fóssil por energia renovável.
A transição energética é uma oportunidade única à escala nacional, europeia e planetária para dar a possibilidade aos cidadãos de também produzirem a sua energia e terem uma palavra ativa no sistema energético que hoje estamos a construir para o futuro. Do fóssil para o renovável, do centralizado para o descentralizado, do oligopólio para o democrático. Queremos um setor energético verde, descentralizado e democrático.

Precisamos de cidadãos a bordo, políticos visionários e alinhado com esta mudança, de operadores abertos à construção de outro sistema energético. O sistema energético como o vemos tem cidadãos a serem donos da sua energia, a consumirem energia 100% verde, a integrarem sistemas de flexibilidade e de partilha de energia entre todos, a construírem a sua comunidade de energia e a verem a fatura de energia da sua comunidade a baixar.

Esperamos continuar a demonstrar por muitos mais anos que o modelo cooperativo faz sentido no setor energético, trazendo benefícios para todos os que quiserem juntar-se para construir a sua empresa de energia.