Coopérnico lança ferramenta para ajudar as famílias a poupar na eletricidade

Lançámos um inovador previsor de preços hora a hora para facilitar a escolha das horas mais baratas e ajudar famílias e empresas a reduzirem custos com eletricidade em períodos de alta dos preços.

2024-08-01

Numa altura em que os preços da eletricidade estão a aumentar, a Coopérnico quer ajudar as famílias e as empresas a escolherem as horas mais favoráveis para os maiores consumos, em cada dia. A cooperativa lança o seu "previsor de preços" hora a hora com a tendência de preços para o próprio dia e o dia seguinte, tornando mais claros os tarifários indexados. 

Com a nova ferramenta, os consumidores (famílias e empresas em Baixa Tensão Normal) podem tomar decisões informadas para o dia seguinte, escolhendo consumir nas horas em que a eletricidade seja mais barata, por exemplo, para ligar as máquinas de lavar roupa e louça, ou carregar o veículo elétrico. 



De forma simples e intuitiva, é possível consultar os preços hora a hora para cada dia, já incluindo a tarifa de acesso às redes, que muda consoante o ciclo horário escolhido. Na imagem, a verde estão marcadas as horas com preço mais baixo, a vermelho as horas com preço mais caro e a amarelo as horas com preço intermédio. 

O “previsor” apresenta os preços dos tarifários indexados da Coopérnico, com base nos preços publicados pelo OMIE (operador de mercado ibérico de eletricidade), somando a tarifa de acesso às redes tendo em conta os diferentes ciclos horários (simples, bi-horário diário / semanal, tri-horário diário / semanal).

Com esta ferramenta os consumidores que tiverem a possibilidade de adequar os consumos às horas de preço mais baixo poderão tirar o máximo partido da tarifa indexada. O “previsor” também pretende tornar mais clara a forma como funcionam os tarifários indexados, relativamente recentes e ainda desconhecidos de muitos consumidores.

Ler Mais

  • 22.ª Assembleia Geral

    Conforme a Convocatória de 30 de agosto, a Assembleia Geral terá a seguinte Ordem de trabalhos:Pon...

    2024-09-06Assembleias Gerais