Visita à Ilha da Culatra, onde a transição energética começa na comunidade

No Dia da Sustentabilidade, o coordenador do Grupo Local do Algarve da Coopérnico, António Pina,  juntou-se a uma visita inspiradora à ilha da Culatra para conhecer de perto o projeto "Culatra 2030". Uma comunidade piscatória que está a transformar-se num exemplo de transição energética em Portugal.

2025-09-29

A Coopérnico participou na visita à ilha da Culatra, organizada pela associação Algarve Evolution, no Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de setembro. O encontro teve como objetivo conhecer melhor o projeto “Culatra 2030”, uma iniciativa da comunidade piscatória local, desenvolvida com o apoio da Universidade do Algarve (UALG), que pretende tornar a ilha a primeira comunidade em Portugal totalmente autónoma em termos energéticos.

A ambição da Culatra vai muito além de um projeto técnico: trata-se de um processo comunitário que alia identidade cultural, resiliência e inovação, colocando as pessoas no centro da transição energética.

O caminho já começou a ser percorrido. Foi criada uma cooperativa para pôr em prática o projeto piloto de Comunidade de Energia Renovável, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) em janeiro de 2023, o que permitirá que a eletricidade seja produzida e consumida localmente, reduzindo custos e aumentando a independência da ilha.

Na visita, participaram os investigadores da Universidade do Algarve, André Pacheco , coordenador da iniciativa “Culatra 2030” e Jânio Monteiro, Christopher Barret, Sílvia Padinha, presidente da Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC) e outros representantes da comunidade local.

Para a Coopérnico, a experiência da Culatra é uma inspiração e um exemplo de como as comunidades podem liderar a mudança, com soluções concretas que aproximam a transição energética da vida quotidiana das pessoas.

Ler Mais