Imaginámos o futuro da energia numa Oficina na Gulbenkian

No sábado, dia 17 de janeiro, a Coopérnico promoveu a oficina “Imaginar o futuro da energia em comum”, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com o apoio desta instituição. A sessão contou com a participação de 19 pessoas, organizadas em três grupos de trabalho.

2026-01-23

Na primeira parte da Oficina foi explicado o contexto da sessão no âmbito de um projeto de promoção de Comunidades de Energia Renovável em Portugal, financiado pela European Climate Foundation, que inclui o Programa de Mentoria da Coopérnico para a criação de Comunidades de Energia Renovável. Seguiu-se uma ronda de apresentações dos participantes.

Estiveram representadas diferentes realidades territoriais e organizativas, incluindo uma comunidade de energia renovável já existente (CER de Telheiras), iniciativas em fase embrionária, associações e cidadãos interessados nos temas da energia e dos projetos comunitários.

Ainda na primeira parte da Oficina, realizou-se um exercício participativo, com recurso ao Mentimeter, para refletir sobre os significados de “comunidade” e de “comunidade de energia renovável” para cada um dos participantes.

As respostas serviram de ponto de partida para a apresentação da definição legal de comunidades de energia renovável e para abordar conceitos como democracia energética, envolvimento dos cidadãos e participação pública.

Na segunda parte da sessão, os participantes foram convidados a imaginar um futuro energético local mais justo, democrático e solidário, através de um exercício de planeamento inverso.

Em grupo, os participantes descreveram esse futuro e refletiram sobre o caminho necessário para lá chegar, explorando mudanças no território, na vida das pessoas, na forma como a energia é produzida e gerida e no papel das organizações coletivas e da comunidade.

A oficina terminou com a partilha, em plenário, das ideias-chave de cada grupo. 

A Coopérnico tenciona disponibilizar em breve uma síntese das principais reflexões.

Ler Mais