Novo aviso do Fundo Europeu para Comunidades de Energia abre na Primavera

A Coopérnico incentiva os cidadãos a concorrerem ao próximo aviso do Facility, Fundo Europeu para as Comunidades de Energia. No 1.º aviso, cujos resultados foram anunciados oficialmente no dia 12 de janeiro, foram contemplados sete projetos portugueses de energia comunitária.

2026-01-30

Sete projetos portugueses de Comunidades de Energia Renovável foram selecionados no primeiro aviso do European Energy Communities Facility, fundo europeu de apoio à energia comunitária. Cada projeto irá receber 45 mil euros, bem como formação especializada para o desenvolvimento do respetivo plano de negócios.

No total, foram selecionados 73 projetos a nível europeu, dos quais sete são portugueses, o que representa um reconhecimento significativo do trabalho desenvolvido em Portugal nesta área.

Os projetos nacionais apoiados são:

- ADCEIDT – Associação de Desenvolvimento, Criatividade, Empreendedorismo e Inovação do Douro Tâmega

- Aurora Desperta, CRL – Projeto de Habitação Colaborativa (Cohousing)

- C-COOP – Cooperativa da Ilha da Culatra para a Sustentabilidade

- Cooperativa Tecnológica de Viana do Castelo (CTVC), CRL

- Energia com Alegria – Cooperativa Integral Regenerativa, CRL

- Comunidade de Energia Renovável Leader Oeste Cadaval

- Comunidade de Energia Renovável de Telheiras/Lumiar - Associação Viver Telheiras – Centro de Convergência de Telheiras

A Coopérnico apoiou a maioria das candidaturas agora selecionadas e continuará a trabalhar para que mais projetos portugueses possam ser financiados no próximo aviso.

A Coopérnico felicita todas as comunidades envolvidas por este importante passo rumo a uma transição energética mais justa, participada e centrada nos cidadãos.

A cooperativa, que atua como entidade especialista a nível nacional no âmbito do Facility, deixa ainda um apelo aos grupos que concorreram e não foram selecionados, bem como a outros grupos de cidadãos, associações e entidades locais interessadas em criar comunidades de energia, para que se preparem para o segundo aviso, cuja abertura está prevista para a Primavera deste ano.

Ler Mais