Coopérnico ultrapassa os 500 kW de potência instalada em energia renovável

A Coopérnico financiou hoje, em apenas 15 minutos, o seu primeiro projeto no Alentejo. Com os investimentos de apenas novos membros da cooperativa, hoje foi ultrapassada a barrareira dos 500 kW de potência instalada.

2022-10-22
O 12.º projeto da Coopérnico, o primeiro no Alentejo, corresponde a um investimento de 45.500€, vai produzir anualmente 66 706 kWh, o equivalente ao consumo de 25 famílias, e irá evitar a emissão de 43 toneladas de CO2 por ano.   Este projeto, com uma produção de energia 100% renovável, é realizado em parceria com a Cercimor - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados e a Minga - Cooperativa Integral Minga Montemor, que irá fazer a instalação desta nova central. O objetivo da Cercimor passa por promover a inclusão social, a autonomia e qualidade de vida de crianças, jovens e adultos em situação de risco, com deficiência ou com problemas de inserção socioprofissional. A nova central será instalada na cobertura do edifício do Lar residencial para pessoas com deficiência.

Neste momento, a Coopérnico tem 745 membros, 619.500€ investidos em produção de energia renovável e 582 kW de potência instalada em doze centrais fotovoltaicas espalhadas por todo o país e ainda, 388 contratos de fornecimento de eletricidade.