O Município de Braga lançou um concurso público e a Coopérnico decidiu concorrer. Enquanto cooperativa sem fins lucrativos, faz todo o sentido estarmos presentes para apoiar a produção de energia renovável em edifícios públicos.
Assim, damos vida à nossa visão: maior autonomia energética, com produção descentralizada de energia renovável em edifícios que pertencem a todos nós, com financiamento dos cidadãos.
O projeto compreende a instalação de UPAC em 30 edifícios municipais e o estabelecimento e a operação de um autoconsumo coletivo entre todos os edifícios municipais para o aproveitamento da produção de energia renovável destas UPAC, otimizando a produção e reduzindo a dependência de fontes de energia externas.
Este será o maior investimento de sempre da Coopérnico em produção descentralizada. A equipa está empenhada em concretizar esta oportunidade, mas precisamos da força dos nossos membros.
Cada cooperador pode investir a partir de 250€, com um juro atrativo de 2,75% ao ano – um retorno interessante e de longo prazo. Mais do que isso, estará a contribuir para uma transição energética justa em Braga e em Portugal.
A participação será feita através de suprimentos. Caso a Coopérnico não vença o concurso, o valor investido será devolvido em singelo no prazo de duas semanas. E, como sempre, continuaremos a envolver os cooperadores em novas oportunidades.
Se cada membro investir apenas 250€, conseguimos – e até superamos – o nosso objetivo!