A Coopérnico e o Centro Social Belverense vão trabalhar em conjunto para a instalação de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) nas suas instalações em Belver.
O Centro Social Belverense é uma instituição de apoio social à terceira idade com alojamento, sediada em Belver, concelho de Gavião, distrito de Portalegre. Presta serviços através de três respostas sociais: Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Dispõe de serviços médicos, enfermagem, fisoterapia, animação e apoio social. De modo a aumentar a sua sustentabilidade ao nível energético, estabeleceu uma parceria com a Coopérnico para a instalação de um sistema fotovoltaico destinado à produção de energia para autoconsumo.
Com esta parceria o Centro Social Belverense irá produzir 131339 kWh de energia verde, por ano, o que permite evitar a emissão de 25 toneladas de CO2. O sistema projetado compreende 2 UPAC, ambas instaladas na Residência Sénior, sendo que uma UPAC de 53 kWp é ligada à instalação de consumo da Residência Sénior e uma UPAC de 27 kWp é ligada, por linha direta, à instalação de consumo do Centro de Dia. Para otimizar o autoconsumo de energia, o projeto inclui o estabelecimento de um Autoconsumo Coletivo (ACC) entre ambas as instalações, de modo a que o excedente de cada UPAC possa ainda ser consumido pelo outro local de consumo. O projeto inclui também a instalação de um carregador de veículos elétricos, que pode efetuar carregamento DC diretamente da instalação fotovoltaica, reduzindo as perdas de conversão. Este carregador permite carregar as viaturas usadas no Apoio Domiciliário, tornando a atividade do Centro Social Belverense ainda mais sustentável e autónoma. A Coopérnico investe cerca de 45.000 € em todo o sistema.
