Maior investimento de sempre da Coopérnico com participação cidadã

A Coopérnico está a mobilizar os seus membros para participarem ativamente na transição energética do Município de Braga. A intenção é investir em sistemas fotovoltaicos para autoconsumo (UPAC) nas coberturas de edifícios municipais.

2025-09-12

O Município de Braga lançou um concurso público e a Coopérnico decidiu concorrer. É a primeira vez que a Coopérnico concorre com empresas privadas num concurso desta dimensão.

Em carta enviada aos membros, o Presidente da Coopérnico, João Crispim, salienta que “enquanto cooperativa sem fins lucrativos, faz todo o sentido estarmos presentes para apoiar a produção de energia renovável em edifícios públicos”.

A Coopérnico dá vida à visão de um território com maior autonomia energética, com produção descentralizada de energia renovável, em edifícios que pertencem a todos nós, e financiada pelos cidadãos.

Este será o maior investimento de sempre da Coopérnico em produção descentralizada. 

Cada cooperador pode investir a partir de 250€, com um juro atrativo de 2,75% ao ano – um retorno interessante e de longo prazo. Mais do que isso, estará a contribuir para uma transição energética justa em Braga e em Portugal.

A participação será feita através de suprimentos dos nossos membros, a partir da próxima terça-feira, dia 16 de setembro, às 10h00. Caso a Coopérnico não vença o concurso ou se por qualquer outra razão não produzir efeitos o contrato de concessão, o valor investido será devolvido em singelo, no prazo de duas semanas. E, como sempre, continuaremos a envolver os cooperadores em novas oportunidades.

 A Coopérnico também continuará a trabalhar para que o preço deixe de ser o único critério em concursos públicos desta natureza. “Acreditamos na importância da participação cidadã – não apenas nas escolhas, mas também nos proveitos – da transição energética, em especial nos investimentos municipais”, conclui João Crispim.

Quer investir connosco? Consulte a ficha do projeto, os termos e as condições aqui.

Se ainda não é membro da Coopérnico, este é o momento certo para aderir. Junte-se a nós e invista na transição energética cidadã, com um retorno que nem os certificados de aforro oferecem.

Ler Mais